284 Galeria

EDITAL

CONCURSO PARA A SELEÇÃO DE OBRAS DE ARTE PARA A

EXPOSIÇÃO IMPERFEITA

A 284 GALLERY, GALERIA DO COLETIVO 284, torna público a abertura de inscrições para a Seleção de Obras de Arte para a exposição “IMPERFEITA”, cujo tema é: Frida Kahlo.

No Mês da Mulher vamos homenagear todas as mulheres através das obras dos artistas concebidas sob inspiração da mulher que afirmou: “Nunca pintei sonhos. Eu pinto minha própria realidade.”

1. DO OBJETO

1.1.   O presente concurso destina-se a selecionar 10 (dez) obras de artes para a exposição “IMPERFEITA”, a ser montada no Coletivo 284 – Rua das Amoreiras, 72 A – Lisboa | Portugal, durante o período de 24 /03/2021 a 18/04/2021.

2. DAS INSCRIÇÕES

Os interessados em apresentar propostas de acordo com este Edital para expor suas obras na exposição “IMPERFEITA”, deverão se inscrever seguindo os protocolos de inscrição abaixo:

Baixar o formulário de inscrição cujo link se encontra no final deste Edital.

  • Preencher o formulário de inscrição

2.1.     Para realizar a inscrição:

O artista deverá criar uma obra dentro do tema ou enviar obra produzida a partir do ano de 2020 dentro das especificações deste edital que seguem abaixo:

a) O artista deverá enviar como anexo no e-mail de inscrição: Foto de uma obra com o tema, em formato JPEG com no máximo 10 mega, com boa qualidade e resolução 300dpi.

b) Para obras que tenham algum relevo, o artista deverá enviar fotos com vários ângulos.

c) A obra deve ter no mínimo 80cm no seu lado menor e no máximo 240cm o seu lado maior, ficando à critério do artista o formato quadrado ou retangular e a escolha das medidas desde que estejam dentro dos limites estabelecidos neste edital.

d) O arquivo com a foto da obra deve estar nomeado apenas com o NOME DO AUTOR, seguido do TÍTULO DA OBRA, separados por caractere underline.

e) O artista deverá preencher o formulário cujo link se encontra no final deste edital, assinar e enviar no formato PDF como anexo. O não preenchimento total do formulário implicará na desclassificação do artista.

f) O artista deverá enviar em formato JPEG, com no máximo 2 mega cada uma, com boa qualidade e resolução 300dpi, fotos de duas obras do seu portfólio que serão usadas pelos jurados para analisar a obra do concurso;

2.2.      Serão aceitas inscrições de variadas linguagens artísticas, tais como: desenho, colagem, pintura, cartoon, quadrinhos ou banda desenhada, bordado, grafite, fotografia, técnica mista, gravura (litogravura, serigrafia, xilogravura, gravura em metal e congêneres), sempre no sentido da apresentação plana.

2.3.      Um(a) proponente só poderá fazer parte de uma obra inscrita.

2.4      Caso seja verificada a inscrição de um(a) mesmo(a) proponente em duas ou mais inscrições, serão automaticamente desclassificadas todas as obras em que figurar seu nome.

2.5.      Poderão se inscrever artistas, maiores de 18 anos que pertençam aos coletivos Clube de Artistas e/ou Artrilha.

2.6.      A efetivação da inscrição implicará na automática e plena concordância, por parte do artista, com os termos deste para a Seleção de Obras para a exposição coletiva “IMPERFEITA”.

2.7.      DAS CARACTERÍSTICAS DAS OBRAS:

a) As obras inscritas deverão estar prontas ou, dependendo de sua natureza, ser realizadas/atualizadas no local por conta exclusiva do(a) artista, em fiel alinhamento com a descrição da proposta;

b) As obras selecionadas deverão ser entregues e retiradas pelos artistas, no Coletivo 284 – Rua das Amoreiras 72 A, 1250-096 Lisboa, Portugal, onde ficarão guardadas ANTES E DEPOIS do tempo da exposição por período determinado, descrito no item 3.DOS PRAZOS;

c) As despesas e responsabilidade pelo transporte das obras (entrega e retirada) são exclusivamente de seus respectivos proprietários/artistas.

3. DOS PRAZOS

3.1.      As inscrições para o processo de seleção das obras têm uma taxa de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais) a serem pagas com QR code ou depósito bancário. Informações constantes no Formulário de Inscrição. As inscrições estarão abertas no período de 08/01/2021 a 23/02/2021 até as 23h59 (horário de Brasília)

3.2.      O processo de seleção das obras ocorrerá entre 24/02 a 28/02/2021.

3.3.      A divulgação das obras selecionadas será feita PELAS REDES SOCIAIS (@coletivo284 | @284gallery | @clubedeartistasoficial | @artrilha) no dia 01/03/2021, podendo ser comunicada também por e-mail.

3.4.      Não caberá recursos em relação ao resultado apresentado pela Comissão de Organização e Seleção.

3.5.      Todos os artistas inscritos que cumprirem todos os protocolos de inscrição receberão por e-mail, a avaliação da sua candidatura com as observações dos jurados, no período entre os dias 02/03/2021 e 20/03/2021.

3.6.      O artista terá o prazo de 02/03/2021 até 22/03/2021 para entregar ou fazer chegar a sua obra no Coletivo 284 – Rua das Amoreiras, 72 A – Lisboa | Portugal, pronta para ser exposta.

3.7.      Caso a obra seja enviada enrolada em canudo, o artista deverá informar previamente a organização que fará o orçamento para enquadrar, emoldurar ou colocar no chassi e os custos serão por conta do artista, que deverá enviar o pagamento para que o serviço seja executado. Neste caso, o artista terá o prazo de 02/03/2021 até 15/03/2021 para entregar ou fazer chegar a sua obra no Coletivo 284 – Rua das Amoreiras, 72 A – Lisboa | Portugal.

3.8.      O artista deverá enviar obrigatoriamente a obra com documentação do IPHAN

c) Abrirá o cadastro e protocolo a era preenchido. Importante ter a foto da obra pois será solicitada. Tel. do IPHAN SP (11) 3826-0744;

d) Todo o processo é online e sai na hora. Aconselhamos a imprimir 2 vias. Embalar uma via junto com a obra e entregar outra via para o responsável pelo transporte ou empresa transportadora;

e) Este documento juntamente com os documentos exigidos pela empresa transportadora, garante a entrada legal da obra em Portugal e a devolução da obra para o Brasil.

3.9.      Após o término da exposição, em 18/04/2021 o artista terá o prazo até o dia 23/04/2021 para retirar ou fazer retirar a obra com Coletivo 284, que entregará a mesma embalada apenas com uma camada de plástico bolha, devendo o artista se responsabilizar por embalagem específica necessária para transporte.

4.   DA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO E SELEÇÃO

4.1.      A Comissão de Seleção das obras, será composta por 04 (quatro) membros de notório    saber e/ou especialização, no âmbito de artes e/ou ciência e são eles:

Adriana Scartaris

Galeria de Arte (Coletivo 284) em Lisboa – Portugal, curadora, artista plástica e designer de interiores com mais de 35 anos de experiência, também atua com ativação de marcas em Portugal e no Brasil. Realiza mentoria para artistas e designers. É fundadora do Clube de Artistas Oficial que reúne centenas de artistas emergentes e tem tido uma atuação brilhante como curadora de exposições no Brasil e em Portugal.

Edna Carla Stradioto

Artista plástica, fundadora e administradora do grupo Artrilha: artistas criando trilhas, é sócia da Artrilha Editora e tem sólida experiência em administração de empresas, tendo iniciado sua carreira na arte, profissionalmente, em 2014. Sua facilidade em gestão de projetos e administração facilitou sua ascensão na carreira artística, e foi a frente do Artrilha que ela desenvolveu um dos destaques de sua carreira: a revista Artrilha.

Clara Afonso

Professora por mais de 33 anos em design e desenho, a portuguesa Clara Afonso é artista plástica e galerista da Conceptt Art, cujo foco é a arte abstrata e conceitual. Tem destaque seu trabalho em mentoria artística e curadoria artística. Clara tem sólida experiência no mercado de artes e vai colocar à disposição do Artrilha todo o seu know-how de curadora e produtora de artes.

Rafael Zafalon

Rafael é Doctor in Fine Visual Arts (Honoris Causa) pela EBWU (Miami-FL); Doutor Honoris Causa em Belas Artes; Especialista em Conservação e Restauração de Obras de Arte pelo Centro Educacional de Lisboa; Tecnólogo em Design de Interiores; Bacharelando em Arquitetura e Urbanismo. Tem mais de 10 anos de experiência no mercado artístico e é também administrador do grupo Artrilha, e atua como membro editorial da Revista Artrilha.

 4.2.     A Comissão de Seleção das obras, terá por atribuição:

a) Conferir a regularidade das obras e avaliar o formulário de cada artista;

b) Conferir a pertinência das obras para o tema FRIDA KAHLO;

c) Desclassificar imediatamente o Proponente que não atendam aos requisitos do edital;

d) Analisar e decidir os casos omissos para este Edital;

e) Atribuir notas e elaborar o quadro de indicações das obras na ordem da pontuação decrescente, com pontuação máxima de 10 pontos, seguindo os critérios de:

  1. Excelência da obra, quanto à sua proposta e execução (3 pontos);
  2. Pertinência da obra para o tema da exposição (3 pontos);
  3. Relevância do projeto para a programação cultural do Mês da Mulher (1 ponto);
  4. Viabilidade e/ou capacidade de execução técnica do memorial técnico apresentado (1 ponto);
  5. Texto conceitual sobre a obra enviado no formulário de inscrição (2pontos);

5. DOS COMPROMISSOS E RESPONSABILIDADES

5.1.     A seleção só será efetivada após o indicado assinar o Termo de Compromisso (que consta no formulário de inscrição) de que:

a) Respeitará os prazos estipulados neste Edital e no Anexo do Termo de Compromisso;

b) Somente executará qualquer etapa da montagem da obra (quando for o caso) com a anuência e supervisão da equipe do Coletivo 284;

c) Concederá ao Coletivo 284 o direito de uso de imagens das obras, textos relacionados constantes no projeto selecionado ou de entrevistas e registros colhidos durante a exposição, mantendo-se do artista todos os direitos de propriedade;

d) Enviar as obras para o Coletivo 284 em Lisboa em condições de serem expostas, no prazo estipulado, devidamente identificadas, embaladas/armazenadas em material específico que não venha a comprometer a obra;

e) Responsabilizar-se por todas as despesas com embalagem, transporte de envio e regresso das obras, tais como fretes, documentação e seguro do transporte. Em caso de obras ou trabalhos experimentais ou de maior complexidade para sua montagem, será obrigatória a supervisão e acompanhamento de um representante do Coletivo 284;

f) Responsabilizar-se pelas despesas decorrentes da confecção de qualquer impresso extra que queira disponibilizar no evento, e apresentar o mesmo para análise prévia e autorização;

g) Contratar e pagar por sua conta, se desejar e, a seu critério, o seguro da obra exposta por todo o período expositivo;

h) Retirar a obra exposta até o dia 23/04/2021, sendo as que as obras não retiradas no prazo serão consideradas doadas ao Coletivo 284, podendo este dispor livremente sobre seu destino.

6. DAS OBRAS SELECIONADAS

6.1.     Serão concedidos certificados de participação na exposição aos artistas e respectivas obras selecionadas e expostas; e inclusão no catálogo digital da exposição para todas as obras selecionadas e expostas.

6.2.     As obras serão expostas em destaque com iluminação focada, placa de identificação da obra e placa com o texto conceitual enviado pelo artista.

6.3.     O artista deverá indicar no formulário de inscrição, o preço de venda (em euros) que quer pela sua obra e do preço de venda será debitada em favor da 284 Gallery, Galeria do Coletivo 284, a porcentagem de 30% (trinta porcento) como comissão sobre a venda.

Exemplo:

Preço de venda indicado pelo artista no formulário de inscrição: 1.000€

Comissão de venda: 300€

Artista receberá: 700€

6.4.     O artista que tiver a sua obra vendida durante a exposição receberá o valor da obra (menos a comissão de venda) no dia 20/04/2021 e deverá indicar no formulário de inscrição a conta Paypal para remessa do valor da obra vendida.

7. DAS CONDIÇÕES GERAIS

7.1.     O Coletivo 284 não se responsabiliza por eventuais furtos, roubos ou danos às obras durante o trânsito de envio e devolução, sendo recomendado que o artista faça seguro da obra para o transporte. O Coletivo 284 se responsabiliza apenas pela obra durante o período de exposição em que estiver dentro das suas instalações. Fica a critério do artista contratar seguro total conforme descrito no item 5.1 g).

7.2.     Não serão aceitas obras que utilizem materiais que comprometam ou prejudiquem as instalações físicas dos espaços do Coletivo 284 ou a integridade física dos visitantes.

7.3.     Caso o proponente não encaminhe a sua obra no prazo determinado (item 3), terá sua obra retirada do catálogo virtual e não poderá participar por 2 (dois) anos de outras edições do evento, podendo ser convocado outro artista classificado, mas não selecionado para ocupar o espaço, de acordo com a natureza da obra.

7.4.     O Coletivo 284 guarda o direito de reservar datas para exposições de artistas ou grupos convidados ou para utilização decorrente de suas salas expositivas, no caso de interesse e/ou necessidade maior da instituição; bem como de alterar as datas, com prorrogações da exposição.

8. LINKS

9. OPÇÕES PARA PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Enviar comprovante do pagamento da taxa com os demais elementos solicitados para formalização da inscrição.

9.1.     Depósito em conta corrente da taxa de inscrição:

BANCO………BRADESCO Nº 237

AGÊNCIA……2776-6

CONTA………4818-6 – Conta corrente Individual

TITULAR……ADRIANA GONÇALVES (O “Scartaris” não aparece)

CPF………….134.098.428-88

9.2.     QRcode para pagamento da taxa de inscrição:

Lisboa, 04 de janeiro de 2021.

Paulo André

CEO & Co Founder  

    Adriana Scartaris

Creative Director & Co Founder